SOBRE O CURSO

Na atualidade, o menor aprendiz que busca trabalhar no setor administrativo tem a função de auxiliar nas rotinas do departamento em questão, envolvendo atendimento ao cliente, acompanhamento de relatórios diários, elaboração de planilhas em Excel, textos e comunicados em Word, controle de arquivos e diversas outras demandas que possam surgir diante de seu dia-a-dia na profissão.

 

As atividades administrativas são sempre as mais importantes em qualquer empresa, isso devido aos profissionais que realizam este tipo de trabalham e precisam ser responsáveis, pois cada decisão que tomam pode resultar em lucros ou perdas para a empresa. Este curso estará lhe preparando para um mercado de trabalho vasto e com várias oportunidades, lhe trazendo o conhecimento geral qual é requerido hoje dentro da área administrativa.

INDICADO PARA QUEM?

O curso de Assistente administrativo para menor aprendiz da Microlins, é indicado para jovens a partir dos 14 anos que pretendem ingressar no mundo administrativo e buscam estar preparados para o mercado competitivo e variado do setor, podendo até mesmo trabalhar em setores específicos como assistente de recursos humanos, contábil, ou ainda setores como o de vendas e cobrança.

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MÓDULOS DO CURSO MENOR APRENDIZ

Conhecimento na página inicial do Windows – Menu Iniciar; área de trabalho; barra de pesquisa; janelas e acesso a ferramentas de navegação.

OneDrive – configurações, sincronização, interface e compartilhamento de arquivos; organização de pastas.

Smartphones com sistema Android – Configurações; PlayStore; downloads e gerenciamento de arquivos; Google fotos; compartilhamento via conversas e transferência de arquivos para PC, personalização de tela inicial e bloqueio; troca de fundo do whatsapp; edição e criação de vídeos simples.

Smartphones com sistema IOS – ICloud; ITunes; gerenciamento de arquivos; organização de aplicativos; aplicativos de fotos; edição de imagens e criação de vídeos; IMovie.

Aplicativos de Mídia do Windows – organização, reprodução e classificação de músicas; aplicativos de streaming de músicas; trabalhando com imagens.

Arquivos, atualizações e aplicativos – Manipulação e extensão de arquivos; disco externo; utilização de mouse e teclado; Acesso rápido; leitura de arquivos PDF, compactação e descompactação de arquivos; instalação de fontes; atualizações de aplicativos.

Central de ações e assistente do Windows – Funções da central de ações; configurações; assistente do Windows.

Gerenciamento de contas, particionamento e realização de backups – Criando e escolhendo tipos de conta; sincronização de configurações; particionamento, limpeza e formatação de discos; restauração de sistema e backup.

Antivírus e criptografia na rede – Firewall; configuração de criptografia na internet; compartilhamento seguro na rede e antivírus.

Noções básicas de word – inserir texto; formatação de fonte; aplicando realces e alinhamento; salvando um documento; abrindo e formatando arquivos; copiando e colando textos da internet; marcações e correções ortográficas.

Trabalhando com imagens e opções do Word – clip-art; inserindo imagens de arquivos; trabalhando com formas e adicionando WordArts; inserindo cabeçalhos e rodapé; orientação de página; divisão de colunas e inserção de marcadores; impressão de documentos.

Documentos – aplicando estilos de texto; inserindo tabulações; definição de alinhamento, recuos e espaçamento; inserção de tabelas; hifenização, substituição e localização de dados; ferramentas de ajuda e bordas.

Trabalhos complexos – inserção de cores da página e letra capitular; ferramentas de palavras; personalização de gráficos; equações e símbolos; inserção de quebra de página e seção; citações e notas de rodapé; inserção de números, legendas e índices de páginas; Mala Direta, criando envelopes e etiquetas; selecionando destinatários; editando página de rosto, vínculo de dados de planilha; salvar documentos na nuvem; compartilhamento de arquivos do Word para o OneDrive.

Noções básicas de Power Point – modos de exibição de apresentações; zoom; layout, caixa de texto, temas, WordArt, inserção, redimensionamento e formatação de imagens; adicionando imagens online; inserindo e formatando tabelas e gráficos; explorando formas.

Utilização de mídias e aprimoramento de apresentação – criando álbum de fotografias; inserindo vídeos, WordArts, cabeçalhos e rodapés; adicionando anotações em Slides; configuração de impressão; aplicando transição de slides; retirando o fundo de imagens.

Editando, criando e compartilhando apresentações – personalizando o tamanho do slide, salvando a apresentação; configurando slide mestre; painel de animações; inserindo músicas e hiperlinks; botões de ação; salvando apresentação como pacote para CD e apresentação executável.

Apresentações interativas – Office Mix; inserindo questionários; gravando videoaulas e exportando vídeos; publicação de apresentação;

Sway – interface; criando um Sway; formatando textos; inserindo cartões; explorando menus de Design e Layout; excluindo e recuperando um Sway; trabalhando com modelos e adicionando imagens do “meu dispositivo”; aplicando ponto de foco; trabalhando com grupos; compartilhando um Sway

Noções básicas de Excel – interface; navegação e inserção de valores; abrindo arquivos existentes e ajustando visualização de valores; formatando, selecionando e verificando dados da planilha; configuração e preenchimento de células; trabalhando e aplicando imagens e formas.

Organização e visualização de dados – cabeçalhos e rodapés; modos de exibição de planilha; mesclagem, alinhamento e estilos de células; quebra de texto; WordArt e SmartArt; conversão de dados em tabela e caixa de texto; copiando, colando e classificando dados; trabalhando com subtotais, modelos, localização e substituição de dados.

Inserção de gráficos – tipos de gráficos; criando e alterando informações; editando eixos e aparência de um gráfico; utilizando minigráficos.

Trabalhando com fórmulas, funções e impressão – calculando fórmulas; inserindo e conhecendo funções numéricas e de texto; controlando exibição de informações; formatação e impressão de planilhas.

Recursos interessantes do Excel – referências de células e autopreenchimento; células absolutas; células mistas; formatação condicional; criando Dashboards e conexões de relatórios.

Análise de dados – Importação de dados; remoção de registros duplicados; filtrando critérios avançados e trabalhando com tabelas dinâmicas; inserção de gráfico dinâmico; gravando macros; protegendo planilhas e bloqueando células; validação e comentando dados; referências e regras; conexão, consolidação e controle de dados.

Funções – Função SE, OU, E, SOMASE, CONT.SE, DESLOC, CORRESP, PROCV; funções em listas dinâmicas; funções aninhadas.

Matemática financeira – TAXA, Valor Presente (VP), Valor Futuro (VF), PGTO, Tabela Price.

Auditoria de fórmulas e testando hipóteses – mostrar fórmulas; janelas de inspeção; rastrear precedentes e dependentes; verificação de erros; Mapa 3D; trabalhando com cenários; utilização de planilha de revisão e atingindo metas.

Valores ideias – Solver; encontrando valores exatos e atingindo valores máximos e mínimos; criando cenários; maximizando lucros e menor custo possível.

Macros e Ambiente VBA– o que é Macro e VBA; adição de Guia Desenvolvedor; janela Visual Basic; módulo, código, variável e funcionamento do VBA; atribuindo e salvando macros.

Programando controles de vendas e criando formulários – comando e variáveis; estrutura condicional IF e de repetição; formato, composição e comando utilizados em um formulário.

Sistema de login e funções avançadas – login e cadastro de usuários; MÉDIASE; TAXA; DIATRABALHO; CONT.SE; funções de texto.

PowerBI – conhecendo a ferramenta; analisando e filtrando arquivos; duplicando e adequando consultas; relacionando tabelas; criando relatórios.

Introdução e controles bancários –tarefas administrativas; perfil do profissional da área; mercado de trabalho; termos comuns; internet banking; extratos bancários e saques; cheques e devolução de cheques; boletos; TED e DDC; débito automático

Serviços postais – remetente e destinatário; vale postal eletrônico; Sedex e suas modalidades; aviso de recebimento; pagamento na entrega e rastreamento de correspondências.

Contas a pagar – tipos e formas de controlar despesas; programar pagamentos; controle de entrada e saída de capital e despesa; cópia de cheques; arquivando contas pagas; pagando boletos; calculando multas e juros de boletos vencidos; pagando boletos em cartório; negociando prazos.

Contas a receber – recursos que facilitam o processo das cobranças; dando baixas nos boletos pagos; recebendo pagamento de boletos em cartório; controlando cheques recebidos; negociando com clientes inadimplentes.

Arquivamento e fluxo de caixa – tipos de arquivos. Organização, conservação e manutenção de arquivos físicos e digitais; objetivo do fluxo de caixa; preparação de dados; saldo final do dia; alise de resultados.

Atribuições do RH – recrutamento e seleção; departamento pessoal; serviço social e benefícios; cargos e salários; segurança e medicina do trabalho; treinamento e desenvolvimento de colaboradores; relações trabalhistas e sindicais.

Cargos e salários – definição E descrição de cargos; entrevista prática; as 9 regras de ouro; questionários e observações; combinação de métodos; organograma de uma empresa; entendendo os elementos do organograma.

Processos de admissão – primeiros passos; fontes de recrutamento e prática; recursos de fonte externa; etapas de processos seletivos; dicas de realização de entrevista.

Entrevista, treinamento e desenvolvimento – Processos de integração; perguntas feitas durante entrevista; processos de treino e desenvolvimento; elaboração e tipos de treinamentos e instrutores; conceito CHA, avaliação e feedbacks.

Rescisões contratuais – entrevista admissional; tipos de rescisão; elementos que compõem cálculos rescisórios; demissões por justa causa.

Postura e atendimento – Atendimento ao cliente interno; comunicação no ambiente de trabalho; ações para atendimento de qualidade; postura e etiqueta.

Marketing pessoal – regras de etiquetas em situações profissionais; desenvolvimento de marketing pessoal; etiquetas à mesa; orientações para relacionamentos profissionais.

Primeiros conceitos – evolução do trabalho e surgimentos normas trabalhistas; órgãos de fiscalização; sindicatos; regulamentos trabalhistas.

Contrato de trabalho e seus conceitos – tipos de contrato; home office; salário; marcação de pontos; intervalos, descanso semanal remunerado, adicional noturno e faltas; horas extras.

Obrigações legais – órgãos relacionados ao cumprimento das obrigações trabalhistas; obrigações perante a lei.

Segurança e saúde – regras de segurança de trabalho; ambiente de trabalho; causas de acidentes; responsabilidade do empregador e emprego; benefícios do trabalhador em caso de acidentes; insalubridade, periculosidade e higiene; equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC); proteção contra incêndios; controle médico de saúde ocupacional e riscos ambientais; tipos de atestados; comunicação de acidente de trabalho.

Rotinas de admissão – processo de integração e registro de funcionário pelo PIS; processo de preenchimento de CTPS; formulários de admissão e procedimentos de finalização; interrupção e suspensão de contratos.

Cálculos da folha de pagamento – salário de funcionários mensalistas e horistas; comissões; horas extras; gratificações; descanso semanal; adicional de insalubridade, periculosidade e noturno; afastamento e auxílio-doença; afastamento por serviço militar e maternidade; INSS; faltas injustificadas e atrasos; IRRF; contribuição sindical; pensão alimentícia e vale-transporte.

Férias – férias coletivas proporcionais; abono pecuário e constitucional; remuneração referente à data de concessão das férias; médias de horas que integram as férias; comissionista puro, misto e outras médias.

Décimo terceiro e rescisão do contrato de trabalho – médias que integram o 13° salário; desligamento de funcionário; aviso prévio; recontratação fraudulenta e dispensa antes da correção salarial; verbas rescisórias; documentos e modelos de rescisão.

Anotações na CTPS – recibos de entrega e devolução; anotações de contrato de experiência e alteração de função; alteração de transferência de remuneração; anotações de férias e baixa de contrato de trabalho e detalhes na CTPS.

Atividades contábeis – o profissional contábil; informações e usuários contábeis; aplicação da contabilidade; pessoa física e jurídica; documentos de identificação pessoal e empresarial.

Contrato social e constituição societária – cláusulas obrigatórias; interpretação do contrato social e documentos empresarias e pessoais; alteração e consolidação contratual; procedimentos pra abertura e funcionamentos de empresas; tipos de sociedade; registro de sociedades empresariais.

Tributos e regimes tributários – introdução aos tributos; taxas e contribuições; enquadramento de empresas; obrigações tributárias.

Operações fiscais – controle fiscal e sonegação de impostos; nota fiscal eletrônica (NF-e); códigos de entrada, saída e CFOPs; alíquotas de ICMS; notas fiscais de serviço (NFS-e); NFC-e, CT-e e emissão de notas fiscais.

Escrituração contábil – regime de caixa e de competência; contabilidade fiscal e gerencial; escrita fiscal digital; livro de serviços, organização dos documentos e cronogramas fiscais; lançamentos de notas fiscais.

Registro de ICMS – apuração de dados; ICMS; sistema público de escrituração digital (SPED)

Simples Nacional – simples nacional e tributos; prática de anexos; cálculo do fator “R” e o programa de DAS;

Lucro real, presumido e arbitrado – cálculo do IRPJ; prática do cálculo da CSLL, PIS e COFINS; balanço anual; receita bruta conhecida e desconhecida; lucro trimestral; contribuição social e lucro líquido.

Balanço patrimonial – contabilidade societária; conceito ativo, passivo e patrimônio líquido; estruturação de planos de contas; partidas dobradas e cálculo dos saldos; criação de balancetes.

Linhas de crédito para pessoa jurídica e física – definição; crédito direto ao consumidor; crédito pessoal; arrendamento mercantil financeiro (Leasing); Cartão de crédito; Cheque especial e crédito imobiliário; carteira hipotecária; capital de giro e hot Money; desconto de duplicata, cheque e conta garantida; sistema financeiro imobiliário e de habitação.

Identificando o cliente – ficha cadastral para pessoa física e jurídica; checagem de informações; SERASA e SPC.

Análise de crédito – risco e análise; Cs do crédito; Caráter, Capacidade, Capital, Colateral, Condições de crédito; Análise subjetiva e transparência nas informações; vontades e riscos do empreendimento; Credit Score; estrutura e infraestrutura administrativa; recursos humanos; processo produtivo; segurança e fiscalização de mercado; oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Garantias de crédito – conceitos e características do título de crédito; requisitos para validação de duplicata de fatura; Triplicatas; cobranças indevidas e notas promissórias; problemas e devoluções com cheques; garantia pessoal, aval, real, hipoteca e alienação fiduciária.

Políticas de cobrança – inadimplência e atitudes que não devem ser tomadas; critérios de política de cobrança; roteiros de cobranças por telefone; carta de cobrança; sugestões para condução de conversa e dicas para recuperação de crédito.

Crédito e cobrança – cartão de débito e crédito; cheque pré-datado e sem fundos; dúvidas frequentes; porcentagem; juros simples e compostos; calculo de parcelas e descontos.

Apresentação e conteúdo – Competência em vendas; habilidades em comunicação e organização; autoconfiança e relacionamentos interpessoais; segredos para vendas; a importância do trabalho em grupo; aparência e empenho pessoal; conselhos para o ramo.

Recepção e tipos de clientes – diferença entre recepcionar e decepcionar os clientes; dados comprovados; vendendo mais ou melhor; clientes em potencial e seus tipos; como passar mensagens e o que começar a fazer.

Técnicas de Vendas – estados ideais para compras; o barato sai caro; o que perguntar e o que não perguntar; vendas não ocorrem por acaso; vender benefícios corretamente; venda adicional; certo e errado em vendas adicionais; dicas valiosas para venda.

Concretizando vendas e aumentando eficiência – seis pontos para sair na frente; parcerias; dicas de fechamento;

Vendas por telefone – como agir em uma ligação receptiva e ativa; reflexão sobre o ponto de vista do cliente; o processo de troca; como lidar com feedbacks negativos e melhorar o atendimento

Formas de pagamentos, taxas e juros – cálculo de juros simples e juros compostos; formas de pagamento; inflação acumulada; direitos do consumidor; prometer e cumprir.

Tempos modernos – como ter e-mails respondidos; tecnologias e siglas; negócios e consumidores online.

Mercado de Trabalho

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, o domínio de diversas habilidades e ferramentas de tecnologia faz toda a diferença para conquistar a vaga almejada e excelentes oportunidades com médias salariais melhores.

 

Os conhecimentos adquiridos através das ferramentas do pacote office se aplicam em diversas áreas do mercado de trabalho, por exemplo: auxiliar administrativo e escritório, relacionamento com clientes, tecnologia da informação e gestão, logística e controle, além de cargos que se conquistam através de concursos públicos.

Metodologia

Com a metodologia de ensino interativo, você escolhe as turmas que melhor se encaixam em sua rotina, conduz seu próprio ritmo de aprendizado, e em sala de aula recebe o suporte de um educador especializado na área de informática, além da possibilidade de início imediato das aulas.

 

O material didático complementa toda a abordagem de conteúdos que o aluno tem em sala de aula, servindo como material de fixação de conhecimentos e revisão de conteúdos.

Por que escolher a Microlins?

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