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SOBRE O CURSO
DESENVOLVEDOR
DE GAMES

O curso de Desenvolvimento de Games irá trazer uma bagagem de conhecimento para poder projetar e desenvolver jogos para computadores, celulares, vídeo games e muito mais. O profissional dessa área participa de todos os processos que envolvem a criação de games, desde a definição das regras do jogo até o cenário de background e testes finais, passando por toda a animação dos personagens e ambiente de movimentação, definindo roteiro e mudança de telas.

 

Muitos destes profissionais trabalham diretamente em departamento do entretenimento, porém não quer dizer que essa seja o único caminho que possa seguir, pois estão em crescimento diversos setores e cada vez mais vem ganhando força e reconhecimento em espaços de agências de desenvolvimentos, são eles: jogos educacionais; simulações médicas; operações de equipamentos complexos; jogos usados em empresas como forma de treinamento (simulação de negócios, vendas, compras, transações, etc) e também como peça chave para o marketing do ramo.

INDICADO PARA QUEM?

O curso de Desenvolvimento de Games da Microlins é indicado para aquelas pessoas que possuem o conhecimento de informática e buscam trabalhar sua criatividade por meio da criação dos jogos, podendo desenvolver a produção artística, o comprometimento e dedicação com as ideias complexas que surgem ao decorrer do roteiro de criação. E também para os amantes de games que gostariam de ter a experiência e prazer de compreender como cada movimento de seu game favorito é montado desde o princípio.

CONHEÇA A GRADE NO NOSSO CURSO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Teste de mesa e diagramas de blocos – tomadas de decisão; organização de instruções; linguagem de programação; pseudocódigo e seus modelos padrão; símbolos especiais.

 

Tipos de dados, constantes e variáveis – memória RAM; variáveis e seus tipos; classificação de constantes; operadores aritméticos, relacionais e lógicos; operações aritméticas; operadores lógicos e relacionais.

 

Estruturas de decisão e repetição – comandos: SE, SELECT CASE, REPETIÇÂO, FOR, WHILE; laço de repetição; programação orientada; conceito de classe e objetos; herança simples e múltipla; encapsulamento.

 

Microsoft Small Basic – intellisense; baixando e iniciando o Small Basic; salvando projetos; biblioteca gráfica; formas de preenchimento; tartaruga (turtle).

 

Sub-rotinas e códigos avançados – capturando eventos do mouse e teclado; conversor de moedas; cliques do mouse.

 

Small Basic (atividades e dicas) – sons nativos; projetos na web; importação de projetos na internet; 20 linguagens populares; jogos para estudos.

DESENVOLVIMENTO DE GAMES – 2D

Criando o primeiro game – gêneros de games; construct; inserindo objetos com o Sprite; inserindo comportamentos; configurando eventos; salvando games na nuvem; adicionando disparos e criando asteroides.

 

Projeto do coelho – ordenação de objetos de layout; camada e realocamento de objetos; comportamentos do coelho; destruição do coelho ao sair do layout; orelhas do coelho; gramas no plano de fundo; efeito Parallax; colisões; variáveis; texto no jogo; efeitos sonoros e aleatórios; arquivos WAV; execução de áudio.

 

Projeto Arena – animações do jogador; colisão de jogador; comportamento dos movimentos; espelhamento e surgimento de novo jogador; condição de ataque; modo defesa; inimigos no game; comportamento de objetos; quantidade de vidas; não espelhamento; ações e rotas do inimigo; o que é CSS; gerador de inimigos e barra de progresso; Sprite animada; power-ups; efeitos de distorção.

 

Projeto plataforma – configurando câmera e viewport; HUD; barra de progresso da magia; moedas e chaves; eventos e ações para o objeto do tipo baú; criação e movimento de objetos tipo caixa; partículas; ParticulaCaveira; morte de jogador; camada HUD; adicionando texto; texto especial; objeto Porta no menu do jogo; Menu; últimos detalhes do projeto; exportando o projeto.

DESENVOLVIMENTO DE GAMES – 3D

O mundo dos games 3D – mercado e profissões; tipos de jogos e game engine; Epic Games; interface do Launcher; criação de projetos e templates; interface do Unreal; tipos de atores e componentes; salvando um projeto.

 

Editor de níveis – Gizmos; manipulação 3D; cenários mais elaborados; adicionando recursos em projetos; migração e importação de recursos; construção de ambiente.

 

Iluminação, post process e Blueprints – tipos de luzes; atores de luz; conhecendo post process; compreendendo os blueprints; navegação e comandos; criação de games em primeira pessoa.

 

Controles e mapeamento de ações – Mapeamento; adicionando movimento ao jogador; planejando e preparando mapas; colisões; volumes.

 

Interação com objetos – anexando blueprints; utilizando blueprints para adicionar movimentos; Physics (física dos objetos); mecanismo de ativação da plataforma móvel.

 

Interface nos jogos – recurso Widget Blueprint; partículas e criação delas; áudio em jogos; sons na Unreal.

 

Inteligência artificial – Third Person; assets e Navigation Mesh; Skeletal Meshes; animações 3D; sistema de animação; Camera e Spring Arm.

 

Movimento e animação de personagem – Socket; Blend Space 1D; Animation Slot e Cache; Array e controle de fluxo; Spawn de inimigos e For Loop; publicação de projetos.

Aulas presenciais

e online

O aluno Microlins tem a sua disposição uma plataforma exclusiva de ensino, e aprendizado prático por meio do contato direto com as ferramentas de trabalho. Conta também com o auxilio de instrutores em tempo real, tanto na modalidade online, quanto presencial, além de uma vasta flexibilidade de horários.

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Aulas com Início Imediato

Aulas Presenciais ou online

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